Localizada na região mais austral da América do Sul, a Patagônia possui algumas mais paisagens mais belas, imponentes e isoladas de todo o mundo. A região ocupa quase um terço dos territórios de Argentina e Chile e é repleta de glaciares e montanhas abissais, intensa vida natural e cidadezinhas que parecem ter parado no tempo.
Embora exista muito em comum, cada uma das Patagônias possui suas particularidades e pontos fortes e fracos. Para planejar bem a sua viagem, conheça mais sobre cada um dos dois pontos.
Patagônia Argentina
No país, a região ocupa área de mais de 930 mil km², cerca de um terço de todo o território argentino. Compõem o território as províncias de La Pampa, Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego que também é conhecida como o fim mundo, por ser o último ponto antes da Antártida.
Principais atrações
A Patagônia Argentina é mais urbanizada, sendo preferível para quem quer conhecer paisagens isoladas, mas manter o conforto nas hospedagens e ter acesso a uma melhor oferta de restaurantes e lojas para fazer suas compras. Além disso, por meio de duas rodovias é possível cortar todo o território.
Glacial Perito Moreno
Com cinco quilômetros de largura e 60 metros de altura, esse imponente glaciar é tão impressionante que já foi até considerado como a oitava maravilha do mundo. Ele fica localizado no Parque Nacional Los Glaciares, que pode ser acessado facilmente por El Calafate.
Península Valdés
Quem quer ter um contato maior com a peculiar e incrível fauna da Patagônia precisa visitar as cidades localizadas na Península Valdés. Em Punta Tombo é possível encontrar os pinguins-de-magalhães, símbolos da Patagônia. Em Puerto Madryn, os turistas podem ter uma experiência única de mergulhar com lobos-marinhos. Quem for a região de Puerto Pirámides, entre os meses de junho e dezembro, é possível avistar baleias e seus filhotes nadando pelo litoral.
Patagônia Chilena
Embora abrigue uma menor parte, apenas 240 mil km², a Patagônia Chilena possui as paisagens mais isoladas, inóspitas e maravilhosas de toda a região. Os maiores glaciares do mundo são encontrados no local, que também é repleto de estepes e imensas montanhas de granito coloridas.
Principais Atrações
Embora a região não seja tão urbanizada quanto sua contraparte Argentina, ela possui hotéis com melhores localizações, que ficam bem próximos aos pontos mais isolados e interessantes do local.
Torres del Paine
Principal atração de toda a Patagônia Chilena, esse Torres del Paine é conhecido, principalmente, por suas abissais montanhas de granito maciço que formam uma visão única e indescritível. Quem gosta de fazer trilhas, pode chegar até elas por um percurso que leva cinco dias de duração, mas cuja visão faz tudo valer a pena.
Laguna San Rafael
Considerada Reserva da Biosfera pela Unesco, a Laguna San Rafael possui quase dois milhões de hectares. O acesso a região se dá pela via pluvial a partir de Puerto Chacabuco. Um dos principais atrativos são os passeios de bote que conseguem chegar bem próximo aos gigantescos blocos de gelo que são cortados por diversos canais.
Descubra Turismo
Qual Patagônia você quer visitar primeiro? Continue no nosso site descubra outros destinos imperdíveis.
0 Comentários