cultura japonesa
| Curiosidades

A cultura japonesa: tradições, culinária e curiosidades

A cultura japonesa é milenar e encanta pessoas de todos as partes do mundo. No Brasil, em especial, essa adoração pela Terra do Sol Nascente é ainda maior. Isso porque temos a maior comunidade japonesa fora do Japão. São mais de 1,6 milhões de descendentes de japoneses morando em terras tupiniquins, de acordo com os dados da CIA (Central Intelligence Agency).

Por isso, muitos brasileiros buscam roteiros de viagem para o outro lado do mundo. Tudo para conhecer a cultura, tradições e uma culinária rica e apaixonante.

Tradições no Japão

Ao entrarmos nas casas japonesas, podemos nos deparar com dois tipos de elevação. A de 15 centímetros indica que os sapatos devem ser trocados por um calçado específico para os ambientes fechados, normalmente deixados no início desse novo piso.

No entanto, se você se deparar com tatames e uma pequena elevação de 5 centímetros, a indicação é para que não use nenhum calçado no local.

Outra tradição muito conhecida diz respeito às vestimentas. O quimono e a yukata são peças essenciais para os japoneses, principalmente quando eles querem homenagear entes queridos que se foram ou vão participar de algum ritual tradicional, como o ritual do chá.

tradicao japao

Culinária no Japão

Quem visita o Japão tem na culinária um de seus maiores desafios. Apesar de ter pratos elaborados com carne, legumes e arroz, muitas das tradições gastronômicas podem nos parecer estranhas. No país Nipônico não se consome comida muito quente, além disso, peixes e frutos do mar são bem frequentes.

O Missô é a base da maior parte dos caldos, já o feijão é usado para fazer doces. No entanto, se há um protagonista no cardápio, com certeza esse é o arroz. Ele está presente na bebida mais consumida do país, o saquê, e também em um prato de destaque: o Mochi, tão popular que possui um festival no fim do ano, o Mochitsuki, onde milhares de mochi são distribuídos.

Curiosidades da cultura japonesa

O Tanabata Matsuri é um tradicional festival japonês oriundo de uma lenda milenar. Uma das maiores festas japonesas, acontece sempre perto do dia 7 de julho. Nele, anota-se uma imensidão de pedidos em papéis coloridos, pendurados no alto de um bambu.

Há também o Hadaka Matsuri. Apenas homens participam do festival e todos se vestem apenas com um tecido que cobre suas partes íntimas, o fundoshi. O objetivo é recolher peças sagradas em templos para atrair a boa sorte.

Gostou das dicas de viagem e quer conhecer mais da cultura japonesa? Então acesse nosso site e encontre o pacote de viagem ideal para você!

0 Comentários

Deixe um Comentário