A história de Machu Picchu, a cidade Inca, começa a ser datada desde meados do século XV sob domínio do imperador Pachacutec.
Relatos e pesquisas históricas determinaram que a construção da cidade inca deu-se durante a grande expansão do império Inca.
O fato é que tal construção surpreende a todos, já que dadas formas arquitetônicas foram levantadas e construídas sem nenhuma tecnologia avançada.
Por que construíram Machu Picchu?
Pesquisadores da história de Machu Picchu, durante muito tempo acreditavam que a cidade Inca foi construída com a finalidade de ser uma fortaleza ou um local como um reino para Pachacutec.
Mas os mais recentes estudos indicam que o local era utilizado como um local de práticas religiosas.
Há teorias que acreditam que o local serviu como um mosteiro em que as mulheres eram preparadas para servir, dado levantado devido ao número de corpos femininos encontrados no local.
Dados levantam a hipótese de que ela nunca teria sido terminada, já que, no momento de sua descoberta, haviam construções inacabadas.
Quando foi redescoberta?
A descoberta da cidade Inca é atribuída à Hiram Bingham, o que muitas pessoas revidam, dando o título à Agustín Lizárraga.
Este teria descoberto realmente a localização da cidade nove anos antes de Hiram Bingham, que supostamente relatou a descoberta devido à vestígios de registros encontrados no local.
Bingham teria sido influenciado pelos relatos de Lizarraga, que no ano de 1911 encontra as ruínas com a ajuda de moradores locais.
A descoberta valiosa foi relatada na National Geographic no ano de 1913, revelando para o mundo a preciosidade inca descoberta.
No ano de 1983 o local recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO e, no ano de 2007, foi declarada uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Organização da cidade
A organização da cidade foi feita de forma complexa de maneira que haviam setores bem determinados.
Os terraços são formados por paredes de pedra preenchidas com pedra, areia, húmus e terra.
Para evitar que a estrutura da cidade fosse abalada, havia um completo sistema de escoamento e drenagem.
A cidade se divide em uma zona agrícola, onde era feito o plantio e armazenamento de alimentos e uma zona urbana, com casas, templos e praças.
No local ainda pode ser encontrada uma fonte de água doce que serviu a cidade, totalizando 16 pontes que escoavam por toda Machu Picchu.
Religiosidade em Machu Picchu
Nos templos eram oferecidos sacrifícios e muitos rituais eram realizados para os deuses e divindades.
Em toda Machu Picchu, Cusco e cidades dos arredores, encontramos diferentes práticas religiosas e oferendas para os deuses de suas crenças.
Assim pediam fartura nas colheitas, chuvas, sol para que não passassem por períodos inférteis nas suas plantações.
Há estudos que revelam uma sincronia com as construções dos templos de Machu Picchu, que possuem uma simetria que conversa com o sol e lua, em cada estação do ano.
Curiosidades sobre a História de Machu Picchu
1- Machu Picchu significa “Velha Montanha” e está localizada a 2400 metros de altitude.
2- Nas construções nenhum tipo de massa era utilizada para a junção das pedras, elas eram encaixadas perfeitamente umas às outras e polidas.
3- Atualmente conseguimos ver somente 30% do que realmente foi a cidade de Machu Picchu, isso é devido às ações do tempo e do homem.
4- Os locais mais visitados em Machu Picchu são o relógio de sol e a Tumba Real, local onde encontraram algumas múmias.
5- O local é atingido por fortes chuvas e tremores e a resistência e encaixes perfeitos fazem com que o local seja tão preservado até hoje.
6- há um limite diário de visitantes que podem acessar Machu Picchu por dia, então se vai visitar o local, planeje com antecedência!
Viagem para Machu Picchu
Se quer conhecer de perto uma das sete maravilhas do mundo moderno, confira com a Descubra Turismo o pacote de viagem para Machu Picchu Ideal para você.
A energia e a beleza do local vão te deixar sem fôlego, uma experiência incrível diante de vestígios de uma cultura de um povo.
Não perca tempo e vá conhecer as ruínas e saber mais sobre a história de Machu Picchu!
0 Comentários