Quando visitamos um destino, não queremos voltar para casa com a sensação de que deixamos de ver o mais interessante, por isso, no post de hoje iremos abordar um tema que é de extrema importância para quem deseja visitar este destino: pontos turísticos da Chapada Diamantina!
A porta de entrada da Chapada Diamantina é a cidade de Lençóis. É lá onde os turistas se hospedam e de onde sai a maioria das excursões para os pontos turísticos. Portanto, nada mais justo do que, logo na chegada, realizar um city tour por essa simpática cidade que foi considerada a capital do diamante nos tempos áureos do garimpo na região.
Nos últimos anos, Lençóis vem ganhando ares cosmopolitas, com habitantes vindos de todos os cantos do mundo, mas a cidade preserva as ruas de paralelepípedos e o casario do século XIX até hoje, ocupado por coloridos bares, restaurantes e pousadas. Lençóis oferece ainda um circuito de museus e galerias que valem a pena serem visitados.
Para completar, a cidade possui uma agenda cultural diversificada, com opções que variam de festas tradicionais, como o São João, a shows de MPB, como o Festival de Inverno de Lençóis, que acontece todos os anos no segundo semente.
Principais pontos turísticos da chapada Diamantina
Rio Mucugezinho, Poço do Diabo e Cachoeira e Morro do Pai Inácio: O rio Mucugezinho possui várias cascatas de águas cristalinas. Pode-se caminhar por ele entre seu leito e sua margem até chegarmos ao inesquecível Poço do Diabo, com uma cachoeira de 22 metros de altura e uma grande piscina natural que é convite certo para um delicioso banho. Ainda iremos visitar a Cachoeira do Pai Inácio, que fica entre o vale do Morro do Pai Inácio e a Serra dos Brejões. A 1.120 metros de altitude, o Morro do Pai Inácio descortina a mais bela vista panorâmica da Chapada. São 360 graus de paisagens de tirar o fôlego, ainda mais ao pôr do Sol.
Cachoeira da Fumaça: Localizada no Vale do Capão, a Cachoeira da Fumaça tem 370m de altura. Possui este nome devido a vazão pequena de água que forma uma cortina de fumaça próxima ao solo.
Gruta da Lapa Doce, Pratinha e Gruta Azul: A Gruta da Lapa Doce abriga formações incríveis, onde teremos a oportunidade de conhecer espeleotemas diversos, como a coruja e o presépio, entre outros. Já na Gruta da Pratinha, a principal atração é o rio que aflora pela boca da caverna. Além disso, possui formações calcáreas e um lago subterrâneo de águas transparentes, onde pode-se praticar o mergulho livre, de máscara e snorkel, ou escutar o canto dos pássaros e refletir defronte da Gruta Azul, que fica a 200m e carrega este nome devido a impressionante claridade de sua água. Em determinados momentos do dia, entre o horário de 14 e 15 horas nos meses de abril a setembro, um feixe de Sol invade uma abertura na rocha e isto deixa a água com uma tonalidade azul lindíssima.
Cachoeira do Mosquito: A Cachoeira do Mosquito possui várias cascatas e piscinas naturais, com um visual espetacular do vale. Chegando na parte debaixo da cachoeira, poderemos observar sua queda d’água de 50 metros de altura, com a possibilidade de nos refrescarmos com um maravilhoso banho relaxante.
Rio Serrano, Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera e Pedra do Mirante: O Rio Serrano conta com suas piscinas naturais e o Salão de areias coloridas, que foram formadas pela erosão de rochas e conglomerados de arenito. Seguindo o roteiro, passaremos pela Cachoeirinha, com suas águas cristalinas, até chegarmos a Cachoeira da Primavera, que desagua no Rio Lençóis. Depois de uma boa massagem feita pela força da água, seguiremos para a Pedra do Mirante, onde poderemos ter a vista panorâmica da aconchegante cidade de Lençóis.
Esperamos que tenham gostado dessa rápida passagem pelos principais pontos turísticos da Chapada Diamantina. Então, confira os roteiros turísticos que a Descubra Turismo preparou para a Chapada Diamantina. Clique Aqui.
0 Comentários