limite de peso para bagagem aerea
| Antes Viajar

Como funciona o limite de peso para bagagem aérea

Destino escolhido, viagem marcada e agora é hora de arrumar as malas. Nessa etapa, é preciso estar atento, já que o excesso de peso em bagagens gera custos altos. Além disso, o transporte de malas não é gratuito, o valor vem embutido no preço do bilhete aéreo. Saiba como funciona o limite de peso para bagagem aérea no post a seguir.

Limite de peso para bagagem de mão

A bagagem de mão, também chamada de bagagem de cabine, é aquela que não é registrada e, por isso, está sob inteira responsabilidade do passageiro que a transporta. Ela garante que o passageiro leve consigo pertences pessoais e itens de valor como dinheiro, remédios e aparelhos eletrônicos.

Em voos domésticos, essa bagagem não pode ser maior do que 115 cm (considera-se a altura, comprimento e largura) e o peso máximo é de 5 kg.

Nos voos internacionais, por sua vez, a bagagem também não pode ultrapassar 115 cm, contudo, o peso pode variar. Nesse caso, o ideal é observar sempre o volume contido no objeto e, claro, verificar a informação com a companhia aérea contratada.

Limite de peso para bagagem aérea

A bagagem aérea, mais conhecida como bagagem despachada, é aquela maior, que vai no bagageiro do avião. Ela é entregue no momento do check-in no aeroporto de embarque e devolvida ao passageiro somente na chegada.

Em voos domésticos, essa mala pode ter até 23 kg. É importante ressaltar que essa regra vale somente para aviões que tenham pelo menos 31 assentos.

Nos voos internacionais, o limite de bagagem aérea dependerá do país de destino. Nesse caso, a franquia poderá ser de dois tipos: peça ou peso. Na primeira opção, o passageiro tem o direito de transportar duas bagagens de até 32 kg cada. Já na franquia por peso, cada passageiro tem o direito de transportar bagagens que não excedam:

  • 40 kg na primeira classe;
  • 30 kg na classe intermediária;
  • 20 kg na classe econômica;
  • 10 kg para crianças de colo que não estejam ocupando o assento.

É importante frisar que quando a viagem internacional possui um trecho doméstico, a regra que vale é a seguinte:

Se as passagens aéreas forem conjugadas, o passageiro terá direito à franquia de bagagem do destino internacional;

Se as passagens não forem conjugadas, o passageiro terá direito à franquia de bagagem nacional no trecho nacional e à franquia de bagagem aérea internacional no trecho internacional.

Agora que você já sabe como funciona o limite de peso para bagagem aérea, continue sua visita pelo nosso blog e saiba também como arrumar sua mala de viagens e prepare-se para a sua próxima aventura!

0 Comentários

Deixe um Comentário