O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um local de conservação da natureza localizado na região centro-oeste do estado de Goiás.
No ano de 2001 o parque foi considerado Patrimônio mundial pela UNESCO e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade.
Possui uma área de mais de 65 mil hectares com uma fauna e flora rica, com abundância de paisagens maravilhosas!
O local é muito procurado pelos turistas em busca de aventura e de um contato muito próximo à natureza. Confira aqui as melhores dicas de passeio na Chapada dos Veadeiros:
Vale da Lua
O Vale da Lua é um dos pontos turísticos mais visitados na Chapada dos Veadeiros. O local recebe esse nome devido à sua paisagem ser muito semelhante ao terreno lunar.
Fica localizado na cidade de Alto Paraíso de Goiás e suas formações rochosas foram desenhadas pelas corredeiras do rio São Miguel.
Para acessar o local é necessário o pagamento de um pequena taxa.
Cachoeiras
Muitas são as cachoeiras encontradas na Chapada dos Veadeiros e cada uma mais bela que a outra.
As cachoeiras Almécegas I e II são acessíveis por uma trilha considerada de intensidade moderada. A Almécegas I tem uma queda de 45 metros, e a Almécegas II, uma queda menor, de 8 metros. É cobrada uma taxa para visitação.
As cachoeiras da Fazenda Loquinhas também são belíssimas e vale o passeio. Elas ficam localizadas próximo ao centro de Alto Paraíso de Goiás e são acessíveis por trilhas.
O local tem uma excelente estrutura para receber toda a família, assim como a Cachoeira dos Cristais, que possui uma belíssima piscina natural, onde podem ser encontrados vários poços formados pelo Rio Cristal.
A cachoeira Santa Bárbara fica localizada em Cavalcante e é considerada a queda d’água mais bonita da Chapada dos Veadeiros.
Também é acessível por uma trilha de intensidade moderada, com muitas paisagens lindas em seu percurso.
Outras cachoeiras também podem ser visitadas como a Cachoeira Ave Maria, com uma queda de 120 metros e a cachoeira Capivara, que é uma opção de passeio indicado para toda a família.
A cachoeira das Cariocas possui piscinas naturais, que formam verdadeiros aquários perfeitos para nadar e relaxar. A trilha até o local é longa, rendendo uma caminhada de 2 horas.
Os saltos do Rio Preto são duas cachoeiras lindas, um possui uma queda de 80 metros. Para chegar até lá é necessário percorrer uma trilha de 6 quilômetros.
Corredeiras do Rio Preto
As corredeiras formam piscinas naturais, com suas águas quentes e cristalinas. Para quem está a procura de um momento para relaxar, com certeza esse é um ótimo lugar.
Cânions
Essa é a paisagem mais conhecida da Chapada dos Veadeiros. A trilha que leva até o local é percorrida em 5 horas e possui intensidade moderada.
O passeio realmente vale a pena, pois suas formações rochosas peculiares são de tirar o fôlego.
Durante o passeio é possível visitar algumas cachoeiras e o Rio Preto.
Antes de programar seu passeio até os Cânions procure se informar sobre o período em que o local está aberto para visitação, já que durante o período de reprodução de alguns animais o acesso é proibido.
Catarata do Rio dos Couros
Uma impressionante sequência de corredeiras, cachoeiras e poços de águas limpas.
Para acessar o local é necessário percorrer uma trilha de intensidade leve, e fica localizada a 53 quilômetros de Alto Paraíso.
Termas
Um passeio relaxante! Se você gosta de águas termais não deixe de ir ao Éden e ao Morro Vermelho que ficam localizadas a 14 quilômetros de São Jorge.
Jardim Maytrea
O lugar é carregado por um misticismo. Seu nome significa Jesus, para os adeptos das ideologias místicas.
O lugar fica localizado a 40 quilômetros de Alto Paraíso e é um dos locais mais fotografados da Chapada dos Veadeiros devido à sua belíssima paisagem formada por campos floridos e buritizais.
Paralelo 14
Outro ponto ligado às crenças místicas localizado na Chapada dos Veadeiros, pois segundo as crenças, o local é cortado por uma linha imaginária que também corta a cidade inca de Machu Picchu.
O local é famoso por suas histórias sobre seres extraterrestres e objetos voadores. Para quem gosta ou simpatiza com as crenças, esse local é ideal para a visitação.
Mirante da Janela
Local para observação do Rio Preto e seus saltos. É acessível por trilha de intensidade moderada devido à altitude e formações rochosas, o que pode dificultar o acesso.
Chapada dos Veadeiros
Gostou dessas dicas de passeio? Então se programe e vá experimentar esse passeio incrível em meio à paisagens naturais.
Quer ajuda para programar sua viagem? Então confira esse pacote de viagem para a Chapada dos Veadeiros preparado pela Agência de viagens Descubra Turismo.
0 Comentários