viagem para o deserto do atacama
| Curiosidades

4 Curiosidades sobre o Deserto do Atacama

 

Planejando a sua viagem para o Atacama? O Deserto do Atacama é um local cheio de curiosidades e segredos, separamos algumas das melhores para você aproveitar melhor a sua viagem para o Atacama.

 

Deserto Florido

Deserto Florido Deserto do Atacama

Quando se ouve essa frase se tem até um estranhamento não é mesmo? Onde já se viu um deserto florido? Pois é, mas esse fenômeno raro acontece no deserto do Atacama. Esse evento ocorre a cada 5 ou 10 anos, dependendo de uma série de condições, uma delas sendo a umidade da região.

A última vez que esse fenômeno aconteceu foi em meados de setembro de 2021 (dois mil e vinte e um). Sementes de muitas espécies ficam hibernando sob a areia do deserto e quando a umidade ultrapassa as montanhas, elas começam a germinar e florescer o mais seco dos desertos.

 

Magic Bus ou Ônibus Abandonado

Magic Bus Deserto do Atacama

Pouca gente conhece a localização exata do Ônibus Abandonado do Atacama, por entre as montanhas próximas a cidade de San Pedro de Atacama, o Magic Bus repousa esperando o próximo grupo de turistas chegar. Pela estrada que o leva até ele ser pouco sinalizada e um pouco confusa, indicamos fechar o passeio com uma empresa de viagem como a Descubra Turismo.

Agora você deve estar se perguntando: “mas por que um ônibus estaria abandonado no meio do deserto?”. Uma das histórias mais aceita é que o ônibus era usado como refúgio para festas clandestinas, já que os antigos contam que a cidade foi construída em cima de um cemitério e por respeito não se pode dançar ou festejar na cidade de San Pedro de Atacama.

 

La mano del Desierto

Mano del Desierto

Próximo ao deserto do Atacama, a 70 km da cidade de Antofagasta, existe uma escultura de uma mão de incríveis 12 metros de altura na areia. Essa escultura da a impressão de que ela cumprimenta quem chega ou um até logo para quem vai embora.

Essa escultura foi feita pelo artista chileno Mario Irarrázabal, feita com concreto e aço. Mario também fez outra escultura muito conhecida aqui na américa do sul, os dedos de Punta del Este.

 

Laguna Cejar

Laguna Cejar

A Laguna de Cejar é uma lagoa tão salgada quanto o mar morto, que acaba ficando praticamente impossível de afundar. Ela fica pertinho da cidade San Pedro de Atacama, cerca de 18 km de lá.

Tendo a concentração de sal muito alta, fica bem fácil boiar nas águas de laguna. Mesmo quem não sabe nadar acaba virando uma atividade super divertida. Pela água conter muito sal, não se assuste, o seu corpo vai acabar ficando todo branco. Uma dica muito boa é não colocar a água no rosto, o sal pode incomodar bastante.

 

Depois dessas dicas que tal programar a sua viagem para o Deserto do Atacama e aproveitar para ver esses pontos turísticos.
Confira pacotes de viagem para o Deserto do Atacama

0 Comentários

Deixe um Comentário