Pacote de Viagem para Deserto de Atacama com Uyuni – 09 Noites

Cortesia: Transporte executivo de ida e volta para Guarulhos (consulte).
Somos especialistas em elaboração de viagens para o Deserto de Atacama.

Melhor Época
Para Viajar
  • JAN
  • FEV
  • MAR
  • ABR
  • MAI
  • JUN
  • JUL
  • AGO
  • SET
  • OUT
  • NOV
  • DEZ
Valor Terrestre*5x US$ 538,00
Valor Aéreo*5x US$ 79,00
*Valores estimados
Solicitar Orçamento
Roteiro
Dia 1

Voo de São Paulo para Calama e transporte para San Pedro de Atacama

Para os passageiros residentes na cidade de São Paulo, ofereceremos como cortesia o transporte executivo para o aeroporto de Guarulhos. Ao chegar em Guarulhos, procurar o check-in da companhia aérea para despachar a bagagem e embarcar rumo a cidade de Santiago. Em Santiago, será necessário retirar as bagagens e fazer a migração no país. Em seguida, procurar o check-in da companhia aérea para despachar as bagagens e embarcar rumo a cidade de Calama. Fique atento ao tempo de conexão, pois, se nos distrairmos, podemos perder o voo de conexão.

Em Calama, no desembarque, uma pessoa do receptivo local estará à sua espera com uma placa nominal e irá te levar ao hotel escolhido na cidade de San Pedro de Atacama (aproximadamente 100km).

Dia 2

Deserto de Atacama – Passeio para Salar de Atacama e Toconao, a tarde passeio para Valle de La Luna e Valle de La Muerte

Pela manhã, nos dirigiremos ao Salar de Atacama localizado a 80 km de San Pedro, para visitação da Reserva Nacional “Los Flamencos”, onde poderemos observar a flora e fauna que habitam estas paisagens salinas, com destaque aos flamencos andinos. Após, nos dirigiremos ao povoado de Toconao, conhecido pelas suas construções feitas em pedra liparita e sua praça central, que abriga um antigo campanário feito de pedra e madera de “cactus”.

Pela tarde, desde o hotel nos dirigiremos a Cordillera de Sal, onde pararemos no mirante de Kari e na Piedra del Coyote, com uma vista panorâmica impressionante do salar de atacama e da Cordillera de Los Andes. Após iremos ao conhecido “Valle de La Muerte”, onde realizaremos uma pequena caminhada para observar sua superfície erodida e suas grandes dunas, onde praticam-se “sandboard” ou surf de areia. Continuaremos nosso passeio até a reserva nacional “Valle de La Luna”, para visitar as “cavernas de sal” e observar como está formada a cordillera (80% de cristal de sal). A partir daí entraremos em uma das paisagens mais espetaculares do deserto de atacama, onde um manto de cor branca cobre a superficie erodida, alcançando assim uma paisagem de outro planeta, com grande cratera, grande duna, anfiteatro e as 3 Marias, que darão vida a esta experiencia finalizada com o pôr do sol sobre a grande duna.

Dia 3

Deserto de Atacama – Passeio arqueológico cultural, a tarde passeio para Laguna Cejar e Tebimquiche

Pela manhã, passaremos aos pontos turísticos de interesse cultural que estão disponíveis em San Pedro de Atacama, começando pela “Aldeã de Tulor”, localizada a 9 km do povoado, em El ayllu de Coyo. Logo após nos dirigiremos ao Ayllu de Quito, onde conheceremos as “Ruinas de Quitor”, pequena fortaleza localizada a beira do Rio San Pedro. Para finalizar, conheceremos as ruinas de Catarpe, único tambo inca de toda a região.

Pela tarde, passaremos pelos oasis de Solor e Cucuter em direção ao Salar de Atacama. No caminho poderemos observar os oasis que compõem San Pedro de Atacama e, por sua vez, veremos também como a vegetação se desaparece à medida que entramos no salar. A distância avistaremos o “último árbol”, uma formosa alfarrobeira que oferece refúgio aos ciclistas que vão para as lagoas, de origem desconhecida nos indica que estamos próximos a “laguna cejar”, um conjunto de pequenas lagoas, que suas águas possuem grande concentração de sal, o que na época de verão, se disfruta entrando em suas águas e experimentando a alta flutuabilidade. Após seguiremos entrando no salar, onde avistaremos os “ojos del salar”, 2 lagoas perfeitamente redondas, muito próximas entre elas e também de origem desconhecida, será nossa última parada até chegar a espetacular “laguna de tebinquiche”, equipada com interessantes trilhas, esta lagoa hospeda uma grande quantidade de aves e pequenos grupos de burros selvagens. Ao entardecer a paisagem é simplesmente extraordinária, lugar escolhido para celebrar como “una muy grata sorpresa”, toda a beleza do pôr do sol, no deserto mais encantador do planeta.

Dia 4

Deserto de Atacama – Passeio para as Lagunas, Salares e Piedras Rojas

Pela manhã, nos dirigiremos ao sul de San Pedro de atacama, iniciando a subida ao altiplano Chileno, planície que se localizada a mais de 4000 metros sobre o nível del mar. No caminho, encontraremos antigos terrenos de cultivo, herdando o ensinamento dos incas e que se mantém até os tempos atuais. Pertencentes ao povoado de Socaire, localizado a 3200mts, este povo indígena possui uma das igrejas mais antigas e belas da região e será nossa primeira parada da excursão, para após continuar por um caminho sinuoso até chegar as charmosas “lagunas miscanti y meñiques”. Estas lagoas localizadas a mais de 4360mts sobre o nível do mar, possuem uma espetacular cor azul, que contrasta fortemente com os vulcões miscanti e meñiques, cumes que ocasionalmente se encontram nevados e também com uma intensa cor amarela, que domina o altiplano chileno.

Continuaremos nossa excursão seguindo para o interior da Cordillera dos Andes, cruzando imponentes cumes com impressionantes cores, até chegar a um dos mais incríveis salares do Chile, o “Salar de Talar”, com uma exuberante seleção de tons que vão desde o amarelo até chegar ao turquesa de suas águas, cores que contrastam enormemente com o fundo montanhoso e o azul do céu. Lugar que escolheremos para disfrutar de um almoço campestre, preparado especialmente para esta ocasião. Após nos dirigiremos até “Piedras Rojas”, um lugar retirado de outro planeta.

Chegaremos na última e mais formosa das lagoas dos andes, a “Laguna Tuyajto”, com incrível cor celeste, esta lagoa se encontra aos pés do vulcão do mesmo nome e rodeada de morros, onde o amarelo e bege completam uma das melhores panorâmicas dos ecossistemas altiplânicos. Retorno a San Pedro.

Dia 5

Deserto de Atacama – Passeio para os Geysers Del Tatio

Considerado por nós como o passeio mais difícil, esta jornada começa na madrugada (04:00 e 05:00), onde saíremos até o norte do povoado e começaremos uma subida incrível entre os andes, embaixo de um céu andino estrelado, para chegada ao amanhecer nos impressionantes Geysers del Tatio, localizados a uma altura de 4.320 metros sobre o nível do mar. As baixas temperaturas na hora da chegada (entre -4 e -18) permitem o violento encontro das águas em ebulição que chocam com a que está congelada na superfície, criando um dos mais primitivos espetáculos naturais do mundo, gigantescas e brancas colunas de vapor desprendem em todo o campo geotérmico. Ocasionalmente, poderemos observar vicuñas (camelido andino) e vizcachas, pequeno roedor que vive nesta altitude. Este parque possui termas onde as águas alcançam 38°C. Começaremos nosso retorno a San Pedro descendo pelos andes até o povoado de Machuca, onde família de pastores ocupam os vales, criam e alimentam as suas lllamas para depois vender sua carne e lã. O caminho de descida é percorrido até chegar a “Quebrada de Puritama”, onde poderemos observar o Cactus Cardon, que pode chegar a medir até 12 mts. A chegada em San Pedro de Atacama será próxima ao meio dia.

Dia 6

Transporte do Atacama para Uyuni

O hotel no Atacama inclui o café da manhã, após o mesmo, aguardaremos o receptivo na recepção de acordo com o horário previamente combinado e nos dirigiremos até o controle de fronteira do Chile, para realizar os trâmites migratórios e seguir rumo à Bolívia, localizada a 50 km de San Pedro de Atacama. O caminho é incrível, uma estrada que sobe até 4700m e de qualquer ponto poderemos admirar o Salar de Atacama em sua totalidade. Existem, muito próximos ao trajeto, vestígios de construções indígenas e também algumas pessoas vivendo nestas alturas, se dedicando ao pastoreio de lhamas, cabritos e ovelhas. Ao finalizar uma série de curvas, alcançaremos os 4700 msnm descendo até Hito Cajón, onde há pequenas construções na imensa solidão do altiplano. Chegaremos assim até a alfândega boliviana, aos pés do vulcão Juriques, onde faremos os trâmites de migração e mudaremos de jeep, seguindo então para nossa aventura nos típicos Toyota Land Cruiser, jeeps robustos, com potentes motores e com a máxima comodidade nestas exóticas e singulares paisagens altiplânicas. Nossa primeira parada, sem dúvidas, será nas impressionantes lagunas blanca e verde, as quais se encontram aos pés do mais incrível vulcão dos andes, o Licancabur, que com seus 5920m e sua imponente figura, nos mostra um dos melhores cartões postais deste ponto da expedição.

Seguiremos entre montanhas e planícies, passando pelo “Desierto de Dali”, uma reta rodeada de montanhas coloridas que se destacam a distância, e com surpreendentes formações de pedra que recordam as pinturas do célebre artista espanhol. Continuando nossa viagem, nos depararemos nas “termas de polques”, inesperada construção que aparece em frente ao magnífico Salar de Chalviri, onde faremos um descanso para o almoço. Para os mais valentes, poderão submergir nas águas termais que se encontram na costa do salar. Depois do ousado banho, continuaremos rodeando impressionantes montanhas, chegando assim a uma das maravilhas naturais do planeta, a Laguna Colorada. Esta se destaca pela intensa coloração de sua água nutrida de microorganismos, os quais se alimentam a maior população de flamencos do planeta, os flamencos de james. Pequenas e de intensa coloração rosada, estas elegantes aves são um dos pontos fortes da viagem. Seguiremos margeando as montanhas, até chegar ao povoado de Villamar e faremos uma breve caminhada pela sua pequena praça central. Então nos dirigiremos ao povoado seguinte, chamado Alota, já percorrendo a estrada que nos levará a última cidade ao sul da Bolívia, a cidade de Uyuni, onde jantaremos e passaremos a noite em um dos hotéis oferecidos como as melhores alternativas neste ponto do país.

Dia 7

Passeio pelo Salar de Hotel até o hotel de sal

Após o café da manhã, percorreremos as ruas da cidade de Uyuni, onde o comércio é tremendamente chamativo. Logo cedo, já podemos observar como esta cidade se converteu em um centro de abastecimento dos pequenos e isolados povoados da região. Veremos as típicas “cholas” com seus vestidos, tranças e seus pequenos chapéus. Também encontraremos lojas de Quinoa, cereal sagrado para esta cultura, que no idioma quechua significa “cereal madre” e contém altos níveis de proteínas, com um valor nutritivo excepcional. Visitaremos o mercado do povo, interessante por seus coloridos ítens e também encontraremos pequenas lojas dedicadas ao comércio de artesanato típico boliviano. Almoçaremos na cidade de Uyuni para logo nos dirigirmos ao lugar mais espetacular do planeta…Salar de Uyuni

A 30 km da cidade de Uyuni, o pequeno povoado de Colchani é considerado a entrada oficial ao salar. Lá poderemos visitar as fábricas artesanais de sal comestível e algumas lojas de artesanatos, onde se destacam as figuras feitas com sal do próprio salar. Apenas poucos metros deste povoado, encontra-se a maior superfície plana do mundo, seus quase 12 mil km quadrados de sal o transformam em um impressionante deserto branco, rodeado por montanhas e vulcões que superam os 5000m de altura.

O salar não apenas oferece paisagens indescritíveis, mas é também a maior reserva de lítio do mundo. Estar dentro do salar é simplesmente único, a sensação de liberdade e o silêncio que se apodera deste lugar fará deste dia o mais especial de todos.

Continuaremos por vários kilômetros até chegar a “Isla Incahuasi”, uma montanha que surge do salar e que abriga milhares de cactus cardones, chegando a medir 12 mts. Há uma trilha que nos levará até seu cume, onde teremos a mais espetacular vista panorâmica, em 360°, desta maravilha da natureza.

Nesta imensa planície branca se destaca um vulcão sagrado para os habitantes da região, o “Tunupa”, que é considerado o Deus que controla os vulcões e os raios. Seu colorido é único, se destacando a partir de qualquer ponto do salar, e a seus pés encontraremos o encantador povoado de Tahua, onde pernoitaremos em um dos hotéis mais curiosos e singulares do mundo, o hotel de sal de Tahua, feito com blocos de sal extraídos das margens do salar na época de seca e construído pelos próprios habitantes do povoado. Este hotel está em cima de uma pequena montanha, alcançando uma vista única do salar e principalmente do sagrado vulcão Tunupa. Jantar e pernoite.

Dia 8

Passeio pelo Salar de Uyuni até o hotel de pedra

Depois do café da manhã, cruzaremos o salar para chegar a uma das únicas plataformas que foram construídas para sair (se não for desta maneira, o veículo ficará inevitavelmente atolado e quase engolido pelo denso e pegajoso barro salino que está na beira do salar).

Após a saída, nos dirigiremos até algumas impressionantes cavernas, descobertas por 2 lugareiros. A história conta que ao perder algumas lhamas, estes 2 amigos se depararam com o que eles chamaram das cavernas de galáxias, isto devido a sua indescritível formação.

Seguiremos a viagem cruzando grande parte do altiplano entre montanhas e vulcões, até chegar ao salar de Chiguana, onde iremos ao mirante do vulcão Ollague. Neste ponto estaremos margeando o limite com o Chile, para logo passar o agitado “pasito tun tun”, um sinuoso caminho que nos levará ao circuito das “joyas andinas”, formadas por 5 lagoas ( Cañapa, Edionda, Chiarkota, Onda e Ramaditas), lar de centenas de flamencos, gaivotas e vicuñas, que nos oferecerão uma típica paisagem destes remotos ecossistemas andinos.

Cruzando planícies desérticas de impressionantes cores, encontraremos no meio da imensa solidão, o extraordinário hotel do deserto “Ojo de Perdiz”, nome que recebe por estar no costado do único afluente de água desta zona. O hotel oferece um lugar para descansar, repleto de conforto. Jantaremos e descansaremos a uma altura de 4600m.

Dia 9

Transporte de retorno para o Deserto de Atacama

Esta jornada começa com um café da manhã no refeitório curvo do hotel, com uma vista panorâmica indescritível das montanhas que estão a sua frente. As cores terracota se apoderam do cenário andino. Seguiremos nossa viagem cruzando o deserto de Siloli, onde as cores vermelha, laranja, ocre, bronze e bege tomam conta da paisagem. Dentro deste colorido cenário, encontraremos uma das mais encantadoras formações de rocha do mundo, o Arbol de Piedra, o lugar parece ser tirado de outro planeta, com formas incríveis que enfeitam esta parada pouca frequentada. Depois desceremos por alguns kilômetros até chegar a uma das mais impressionantes maravilhas da natureza, a Laguna Colorada. Lar de milhares de flamencos , suas águas avermelhadas contrastam fortemente com o azul do céu.

Devido a nossa experiência de anos, o timming é fundamental neste último dia de excursão, o horário que chegarmos na laguna nos permitirá encontrar o sol na melhor posição, alcançando seu colorido máximo. Depois, pela manhã, nos dirigiremos até os geyseres , um local fora deste mundo, digno de um filme de ficção. Estas terras ferventes abrigam emanações de coloridos barros borbulhantes que trazem todo o calor proveniente das suas entranhas. Após nos apresentaremos à imigração e percorreremos os 45 km de asfalto até San Pedro de Atacama. Pernoite.

Dia 10

Voo de Calama para São Paulo

Após o café da manhã no hotel, o transporte nos levará ao aeroporto de Calama para embarcar no voo com destino a São Paulo com conexão em Santiago.

Para os passageiros que residem na cidade de São Paulo, estaremos esperando com uma placa nominal no desembarque de Guarulhos para oferecermos a cortesia do transporte executivo de volta para a residência.

Incluso

  • Passagem aérea São Paulo / Santiago / Calama / Santiago / São Paulo.
  • Traslado Aeroporto Calama / San Pedro de Atacama / Aeroporto Calama.
  • 06 Noites em San Pedro de Atacama com café da manhã.
  • Excursão ao Salar de Atacama e povoado de Toconao.
  • Valle de La Luna e Valle de La Muerte.
  • Tour arqueológico cultural.
  • Tour Laguna Cejar e Tebimquiche.
  • Tour de Las Lagunas, Salares e Piedras Rojas.
  • Tour de Los Geysers Del Tatio.
  • 04 Dias / 03 Noites de expedição ao Salar de Uyuni com passeios descritos no roteiro;
  • Seguro Viagem.

Pagamento

  • Aéreo: Em até 4 vezes sem juros no cartão de crédito. As taxas são cobradas na primeira parcela.
  • Terrestre: 30% de entrada e o saldo em até 8 vezes no cheque ou 5 vezes no cartão.
Ficou Interessado?
Solicite um Orçamento

Preencha os campos abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você.

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já viajou com a gente.

Cristina Zanini

A viagem foi ótima! Deu tudo super certo. A agência de lá me ligava todo dia para saber como tinha sido o dia e para dar detalhes do dia seguinte. Sobre o hotel: a localização dele é excelente, e creio que entre os hotéis é o mais bem localizado (há Hostels mais bem localizados, mas entre os Hotéis mesmo acho que ele é o mais próximo ao centrinho). O serviço foi excelente (todo o staff super helpful e atencioso). Sobre os passeios: a agência só trabalha com poucos passageiros, o que é ótimo. Eu cheguei a fazer 2 dos meus 4 passeios com um carro (e um guia) só para mim. Poucas fazem o Vale do Arco Íris, mas o visual é espetacular, vale a pena! Muito obrigada !

Carolina Pasqueto

Realizei a viagem dos meus sonhos por meio da Descubra Turismo. Há algum tempo pretendia conhecer o Deserto do Atacama e optei em viajar sozinha. Estava receosa, pois essa foi a minha primeira experiência em viajar sozinha, porém, obtive todo o apoio e assistência da equipe da descubra Turismo, o que me ajudou muito nesse processo. Os passeios planejados e o hotel sugerido superaram minhas expectativas, além da organização e do cumprimento do que foi proposto, incluindo o voo e os tranfers. Graças à equipe da Descubra turismo, pude desfrutar uma viagem tranquila, repleta de incríveis descobertas. Recomendo a todos que conheçam o Atacama e aproveitem o que a Descubra Turismo tem a oferecer.

Angela

Olá! Segue foto que tirei no Vale de la Muerte no Atacama.