| Novidades

Relato de Viagem – Descobrindo os Lagos Andinos

Um Sonho

A minha experiência na região dos Lagos Andinos foi a melhor possível. Desde que comecei a trabalhar com o Chile e Argentina, e isso já faz um bom tempo, sempre vendi muito essa região. Naquele tempo as operadoras do Brasil divulgavam muito essa região e as pessoas que viajavam, voltavam e indicavam mais pessoas, uma verdadeira bola de neve. Era muito mais do que uma simples viagem, era um verdadeiro clássico da América do Sul. Ou seja, a vontade de conhecer a região crescia a cada dia, um sonho que eu tinha certeza que um dia iria se concretizar.

De uns anos para cá as operadoras deixaram de atualizar os roteiros e as pessoas aos poucos foram perdendo o interesse na incrível viagem de Travessia dos Lagos Andinos. Porém, a região continua bela e com novas opções de passeios.

A Realização

Foi com o intuito de nos especializarmos ainda mais nos Lagos Andinos e de realizar um sonho antigo que visitei a região em novembro de 2017 com a minha esposa. Foram 10 dias de muito aprendizado, atualização, encantamento e uma vontade imensa de montar novos roteiros, para que os nossos clientes possam ter uma bela experiência de viagem.

Puerto Varas

Puerto Varas, onde iniciamos a viagem, é um charme, tem ótimas opções de lojas e restaurantes, mas o que mais me agradou foi o fato dela estar as margens do Lago Lanquihue. A maioria dos hotéis tem vista para o lago, não tem como não se apaixonar. A cidade tem uma ótima localização e estrutura, por isso a usamos como base por pelo menos 3 noites para conhecer os pontos turísticos do entorno.

Os pontos turísticos mais conhecidos em Puerto Varas são a cidade de Frutillar e o vulcão Osorno. Frutillar é uma pequena cidade, também as margens do Lago Lanquihue e de colonização germânica, ou seja, as casas e ruas são uma graça. O vulcão Osorno funciona como estação de esqui durante o inverno e durante o verão recebe os turistas para que eles possam apreciar a linda vista lá de cima. Porém, passeios alternativos existem na região e são ótimas opções para quem deseja fugir um pouco dos passeios tradicionais, além de conhecer Puerto Varas de bike e caiaque, podemos fazer uma cavalgada em Frutillar e também realizar uma agradável caminhada pela Parque Alerce Andino.

cidade frutillar

 

Travessia dos Lagos Andinos

A Travessia dos Lagos Andinos nada mais é do que a travessia do Chile para a Argentina (vice-versa) entre os lagos da Cordilhera dos Andes. São 4 trajetos de ônibus e 3 trajetos de barco entre as cidades de Puerto Varas (Chile) e Bariloche (Argentina). É possível fazer todo esse percurso em um dia ou dormir uma noite no meio para realizar a travessia de uma maneira mais tranquila. É possível se hospedar em Peulla ou Puerto Blest.

travessia lagos andinos

Veja o tempo de cada trajeto:

1. Puerto Varas – Petrohué = Ônibus: 1h45
2. Cruce Lago Todos los Santos = Catamarã: 2h00
3. Peulla – Puerto Frias = Ônibus: 2h00
4. Cruce Lago Frias = Catamarã: 20min.
5. Puerto Alegre – Puerto Blest = Ônibus 10min.
6. Cruce Nahuel Huapi = Catamarã: 1h00
7. Puerto Pañuelo – Bariloche = Ônibus: 1h00

mapa lagos andinos

Bariloche

Bariloche é a cidade mais conhecida pelos brasileiros e confesso que eu particularmente tinha um pouco o pé atrás, sabia que o destino tinha visuais incríveis mas acho que o fato de ser um destino de massa me deixava com dúvidas. Quando cheguei, tive a certeza que era apenas uma impressão que as vezes temos sobre as cidades. Bariloche está rodeada por lagos e montanhas, tem ótimos restaurantes e um centro bem agradável. Os passeios clássicos de Circuito Chico e Cerro Catedral valem a pena, os visuais desses passeios são encantadores.

lagos bariloche

Na minha opinião um dos passeios mais bonitos da viagem é para San Martin de los Andes, a cidade está localizada a aproximadamente 200km de Bariloche, na metade do caminho tem uma parada rápida na cidade de Villa la Angostura e a partir dali começa a visita dos sete lagos até chegar em San Martin de los Andes. São eles: Lago Espejo; Lago Correntoso; Lago Escondido: Lago Hermoso; Lagos Vilarino y Falkner; Lago Machónico; Lago Lácar.

Quem quiser aproveitar um pouco mais essa linda região, sugiro muito alugar um carro e se hospedar umas duas noites em San Martin de los Andes, são muitas opções de passeios opcionais como bike, caiaque e caminhadas.

san martin de los andes

Saudades

Enfim, tudo que é bom dura pouco, mas nos deixa ótimas recordações. Os Lagos Andinos é o tipo de viagem que agrada todo mundo, tem passeios mais contemplativos e também os mais ativos e não tem limite de idade. Apenas uma coisa é certa, a pessoa tem que gostar de paisagem e natureza. Difícil, não?

Montamos algumas opções de pacotes de viagem para os Lagos Andinos que julgamos ser adequado para a maioria dos clientes, porém, sabemos que cada pessoa tem uma particularidade, portanto, para nós, é muito gostoso entender as necessidades dos clientes e montar algo sobre medida.

Esperamos com mais essa experiência poder ajudar cada vez mais pessoas conhecer esse paraíso que é a região dos Lagos Andinos.

Confira os roteiros sugeridos para a região dos lagos. Clique aqui!

Até a próxima descoberta!
Rodrigo Nakano – Diretor da Descubra Turismo

cerro catedral

2 Comentários

Deixe um Comentário