Descubra Turismo

Lençóis Maranhenses: Saiba por que você deve conhecer

Não seria necessário muitos adjetivos para convencer qualquer turista de que Lençóis Maranhenses é um destino que deve estar na lista de lugares para visitar.

De uma beleza sem igual, Lençóis Maranhenses, enche os olhos de qualquer pessoa com suas paisagens surreais.

Ele está localizado no estado do Maranhão e abrange os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos e Primeira Cruz.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981 com o intuito de proteger a fauna e flora do local, que reúne mangue, restinga e dunas.

Como Chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Para chegar ao Parque existem três maneiras: por via terrestre, aérea ou por via fluvial.

Por via terrestre, partindo da cidade de São Luís, é necessário percorrer 58 quilômetros até Rosário, passar pela cidade de Morros e seguir até a cidade de Barreirinhas.

Por via fluvial, segue-se navegando pelo Rio Preguiças, partindo da cidade de Barreirinhas, com destino a cidade de Atins.

De avião, partindo de São Luís, é possível pegar um vôo com duração de 50 minutos, com a possibilidade de apreciar a paisagem de uma forma incrível.

Quando visitar

Existe uma época que é excelente para visitar o parque: Após o período das chuvas, que corresponde ao primeiro semestre.

Após o período, as lagoas estão cheias e a paisagem completa e exuberante!

Mas independente disso, o local pode ser visitado o ano todo, oferecendo belíssimas visões de tirar o fôlego.

Dicas

O Parque é um local onde você terá contato com uma natureza exuberante e encontrará um clima bem quente, então vá preparado com roupas frescas e leves, além de não esquecer de protetor solar e repelente.

É indicado ao turista ficar pelo menos 7 dias no local, assim os passeios poderão ser feitos com tranquilidade e mais pontos turísticos poderão ser explorados.

Mas caso não disponha de todo esse tempo para viajar, dois dias são suficientes para visitar as principais lagoas e pontos turísticos.

Aproveite também para explorar a capital do estado, São Luís, e seus atrativos históricos e culturais.

Passeios no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Confira uma lista de passeios e atividades que se pode fazer no parque e em seus arredores:

Caburé

Mandacaru

Mandacaru é uma vila de pescadores, cujo principal ponto é o Farol da Marinha que proporciona aos turistas uma visão panorâmica da região.

Dunas e Lagoas

Esse é o principal atrativo do parque. São dezenas de lagoas espalhadas por entre as dunas do parque.

Há lagoas com água o ano todo, mas após o período de chuvas que elas ficam mais exuberantes.

Praias

Aproveite também para conhecer as praias, para visitá-las, basta partir de barco da cidade de Barreirinhas e aproveitar as belíssimas paisagens para se refrescar e deliciar.

Atins

Assim como Mandacaru, Atins é uma vila de pescadores localizada na foz do Rio Preguiças.

Rio Formiga

É possível fazer um passeio flutuando pelo rio. É um passeio que dura cerca de uma hora, e é ótimo para aproveitar e relaxar após as caminhadas por entre as dunas.

Pacote de viagem para Lençóis Maranhenses

Para te ajudar a organizar seus passeios nesse paraíso natural, confira esse maravilhoso pacote de viagem para Lençóis Maranhenses que a agência de viagens Descubra Turismo preparou para você!