mochila trekking
| Curiosidades

Equipamentos que não podem faltar em sua mochila no trekking

De origem africana, o trekking é uma modalidade de caminhada curta ou longa feita por montanhas e trilhas. Ele une a atividade física saudável com o contato com a natureza e, por isso, é uma excelente opção de exercício indicado para pessoas de diversas idades.

Para realizar essa modalidade de caminhada, não basta simplesmente calçar um tênis, é fundamental que os praticantes estejam preparados para cumprir o percurso. Por isso, nós reunimos os principais equipamentos que não podem faltar em sua mochila no trekking e que garantirão a segurança e o bem-estar do passeio.

Bússola e mapa

Como o trekking percorre por lugares que, muitas vezes, não existem redes de telefonia ou qualquer outro tipo de conexão, o uso de bússola e mapas é o mais indicado. Caso você seja iniciante e não saiba o manuseio desses equipamentos, o ideal é que alguém do grupo domine essas ferramentas.

Nunca conte somente com o apoio de aparelhos tecnológicos, eles podem te deixar na mão.

Canivete ou faca

Durante o trekking, ter um canivete é essencial, pois o acessório é ideal para abrir pequenas embalagens, cortar alimentos e até mesmo auxiliar no preparo de eventuais curativos ou entre diversas outras finalidades.

Cantil

Todo praticante de trekking deve estar hidratado durante as caminhadas. Por isso, o cantil é item obrigatório na mochila.

O ideal é que ele acomode no mínimo um litro de água e seja recarregado em todas as paradas feitas durante o percurso.

Repelente e protetor solar

Pernilongos e mosquitos são presenças confirmadas em uma trilha. Para evitar o incômodo das picadas e até mesmo da reação alérgica a algum inseto, não deixe de levar um bom repelente em sua mochila de trekking.

Aliado ao repelente está também o protetor solar, tenha a opção mais adequada ao seu tipo de pele para mantê-la livre das queimaduras provocadas pelos raios solares.

Chapéu e capa de chuva

Em trilhas dentro da mata, a condição climática pode sofrer diversas variações. Sendo assim, o ideal é ter sempre uma capa de chuva dentro da mochila. O item ajuda a proteger o corpo de qualquer temporal.

E assim como a capa de chuva, o chapéu também é um acessório bastante útil, principalmente em dias ensolarados.

Kit básico de primeiros socorros

É fundamental portar um estojo de primeiros socorros que contenha gaze, sabonete, álcool, esparadrapo e alguns itens de curativo na mochila para o trekking. É comum que alguns acidentes aconteçam, principalmente em iniciantes e, por isso, é importante estar preparado. Vale a pena também inserir medicamentos que sejam de uso pessoal como relaxantes muscular e antialérgico, por exemplo.

Lanches prontos

Para manter a energia durante a caminhada, nada melhor do que levar alguns alimentos na mochila. Prefira opções práticas como frutas, barrinhas de cereal e salgadinhos.
Nesse caso, é preciso levar em consideração o tipo de trekking (curto ou longo) para acertar na quantia que deverá ser levada.

É importante ter sempre uma sacola para fazer o despejo dos lixos, já que a mata não possui auxiliares de limpeza. Um bom trekking é feito com segurança e amor pela natureza, por isso, respeitar o meio ambiente é essencial.

Agora que você já sabe quais são os equipamentos que não podem faltar na mochila do trekking, confira a opção de pacote de viagem para trekking na Patagônia da Descubra Turismo!

0 Comentários

Deixe um Comentário