como tirar visto
| Curiosidades

Como tirar visto para viagens internacionais

Temporada de férias aberta, destino escolhido, malas prontas e surge a questão: como tirar o visto para viagens internacionais? Essa é uma dúvida de muitos brasileiros quando decidem viajar para o exterior, já que o processo costuma ser demorado e, nesse caso, antecedência é um quesito fundamental para que a viagem saia conforme o planejado e possa ser aproveitada do início ao fim.

Veja, a seguir, o passo a passo completo para realizar o procedimento de tirar o visto.

Documento essencial para viagens no exterior

O visto é um documento exigido por muitos países para que eles permitam a entrada de estrangeiros em seus territórios. Para outros, esse documento não é necessário.

O visto para viagens internacionais é emitido por um país e permite que uma pessoa entre em um novo território por determinado tempo e com uma finalidade. Esses vistos são comumente carimbados ou anexados ao passaporte do viajante.

É muito importante frisar que se uma pessoa entra em um país que exige o documento e o visto não está válido, a pessoa não possui uma isenção válida ou realiza atividades que não estão cobertas pelo visto, como trabalhar sem um visto de trabalho, essa pessoa se torna um imigrante ilegal e está sujeita à deportação ao seu país natal. Geralmente, o viajante que passa por essa situação, não poderá mais retornar ao país visitado ou, então, deverá aguardar um grande período para visitá-lo novamente.

Veja o que é preciso para tirar o visto para viagens internacionais

O primeiro passo para tirar o visto para viagens internacionais é marcar uma entrevista no consulado ou embaixada do país de destino. Nos países mais populares como os Estados Unidos, é comum que o tempo de espera seja bem extenso e as filas enormes, conforme a época do ano. Por isso, antecipar esse processo é fundamental.

Quanto à documentação, cada país possui sua própria lista com os documentos exigidos. Com isso, informe-se no site do consulado ou da embaixada sobre esse processo. Além dos obrigatórios, existem também os documentos que são recomendados que, muitas vezes, fazem a diferença no momento em que o país autoriza a sua entrada.

Após a ida ao consulado ou à embaixada e finalizando o processo com sucesso, é hora de esperar pelo visto. Ele é enviado em até dez dias úteis após a entrevista. O solicitante, neste caso, poderá checar o status da solicitação por meio do acesso online.

Os passaportes são devolvidos de acordo com a solicitação do viajante, sendo entregues em casa ou retirados no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Essa retirada pode ser feita pelo próprio solicitante ou por terceiros.

De modo geral, tirar o visto para viagens internacionais é um processo sem muita burocracia. Contudo, é dividido em diversas etapas e, conforme a demanda, pode demorar mais do que o esperado. Sendo assim, é muito importante ter todos os documentos em mãos para agilizar o processo.

E você? Está pensando em fazer uma viagem internacional? Com a Descubra Turismo você tem acesso a pacotes de viagens para lugares incríveis. Conheça as opções de destino!

0 Comentários

Deixe um Comentário